Outubro Rosa

outubro_rosa_prefeitura    Outubro é o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, com atividades realizadas em todo o mundo. O movimento Outubro Rosa, que surgiu em 1990, na cidade de Nova Iorque, tem como símbolo o laço rosa e busca alertar sobre os riscos da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo.

    Para chamar a atenção para a conscientização da importância da prevenção, vários cartões postais das principais metrópoles do mundo são iluminados, em outubro, com a cor rosa. E em Curitiba, a estufa do Jardim Botânico estará iluminada de rosa durante o mês.

    O desafio, de acordo com especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

   Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.

    O objetivo da campanha do Outubro Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.

   O câncer de mama é um das doenças mais temidas pelas mulheres, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal. É um tumor maligno desenvolvido por células desordenadas, criando nódulos na mama. Em muitos casos não apresenta sinais aparentes podendo ser detectado somente pelo exame de mamografia.

    Os médicos recomendam fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade, com intervalos de um a dois anos na sequência. Se existir caso na família, como tia, irmã, mãe, o indicado é fazer o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade. O exame é gratuito e está disponível na rede pública de saúde.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s