Em visita, Comissão de Saúde debate ampliação da US Santa Felicidade

25686464724_dafa8d0c0e_o          A pedido do Conselho de Saúde de Santa Felicidade, a Comissão de Saúde, Bem-Estar  Social e Esporte da Câmara de Curitiba esteve, na manhã desta quinta-feira (7), na Unidade de Saúde de Santa Felicidade. A vereadora Noemia Rocha (PMDB), presidente do colegiado, e o vereador Mauro Ignacio (PSB) trataram da necessidade de ampliação do prédio e de adequações para melhorar a acessibilidade.

O conselho é presidido por Regina Saraceni, que esclareceu que o prédio onde funciona a unidade foi construído nos anos 80. “Hoje ele não comporta mais a quantidade de usuários e também não possui acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência”. Ela sugeriu a demolição da atual construção ou sua reforma, lembrando que o programa Requalifica previa reformas para setembro do ano passado, ação que não aconteceu.

Os moradores reclamam do inchaço no atendimento. Para Teresinha Jaci Mrzyglod, usuária da Unidade de Saúde, existe um equívoco quando as pessoas se referem ao bairro de Santa Felicidade. “Falam que aqui é lugar de rico, mas não é bem assim”, diz ela, que complementa: “só nessa unidade são 20 mil usuários por mês”.

Lara Corbis, diretora do Distrito Sanitário de Santa Felicidade, ressaltou que o terreno onde a unidade se localiza atualmente não admite ampliações ou reformas. “Ao mesmo tempo, já pesquisamos a região, mas não há terrenos públicos que comportem a construção de uma nova Unidade de Saúde em Santa Felicidade.”

Noemia Rocha acredita que é necessária a solução rápida do problema, pois a prefeitura deve cumprir a lei de acessibilidade. De acordo com ela, existem basicamente três alternativas, mas todas apresentam problemas. “A compra ou a desapropriação de uma área particular seria a possibilidade mais cara. A outra alternativa seria a inserção do gasto entre as emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A última opção poderia ser a permuta com algum terreno particular”, entende ela.

 

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s