Comissão de Meio Ambiente analisa GPS nos caminhões de lixo

 Veículos do sistema municipal de coleta de lixo podem ser obrigados a ter GPS e tacógrafo, a partir da próxima licitação. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Veículos do sistema municipal de coleta de lixo podem ser obrigados a ter GPS e tacógrafo, a partir da próxima licitação. (Foto: Chico Camargo/CMC)

     A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba reúne-se nesta terça-feira (27), às 14h30, no subsolo do Palácio Rio Branco. Dois projetos de lei estarão na pauta do colegiado. Um deles, do vereador Chicarelli (PSDC), determina a instalação de aparelho de GPS e tacógrafo nos veículos do sistema municipal de transporte de resíduos, a partir das próximas licitações do serviço (005.00147.2015, com o substitutivo 031.00043.2015).

     A ideia, justifica o autor, é verificar a quilometragem diária e o itinerário realizados por cada caminhão. Ele passou a defender o controle depois de receber denúncias sobre o serviço público. “Temos algumas indagações, de que caminhões que transportam resíduos secos (recicláveis) estariam desviando das suas rotas de aterro para atender demandas de barracões particulares, o que por lei não é permitido”, justifica.

     “Além disso”, diz o proponente, “o aumento dos ‘trechos’ obriga os coletores do transporte de resíduos sólidos a exercer esforço maior ao que antes realizavam”. Ou seja, devido a distâncias maiores percorridas na jornada de trabalho, os motoristas precisariam compensar aumentando a velocidade dos veículos, para dar conta da captação de lixo. Se acatado por Meio Ambiente, a matéria ainda precisará do parecer do colegiado de Urbanismo, Obras Públicas e TI, antes de poder seguir para a votação em plenário.

     De iniciativa do vereador Helio Wirbiski (PPS), o outro projeto na pauta da comissão pretende instituir no calendário oficial do Município a Semana do Lixo Zero (005.00161.2015). Se receber o parecer positivo, o texto estará pronto para entrar na ordem do dia.

A data seria comemorada anualmente, na última semana do mês de outubro, com o objetivo de promover atividades de conscientização ao consumo consciente, à reciclagem e à redução de geração de resíduos, entre outras questões. O autor também propõe a realização de mutirões de limpeza em parques, praças e ruas da cidade.

Presidida por Paulo Salamuni (PV), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também reúne os vereadores Aladim Luciano (PV), Bruno Pessuti (PSC), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s