Câmara Municipal lança campanha do Outubro Rosa

Diversos voluntários foram homenageados na Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Diversos voluntários foram homenageados na Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)

    A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (1º), por iniciativa da vereadora Noemia Rocha (PMDB), a abertura da campanha mundial do Outubro Rosa, pela conscientização sobre o câncer de mama. “Como presidente da Comissão de Saúde, acredito que este tema deve ser prioridade na sociedade, em todos os aspectos”, destacou Noemia Rocha.

    Na ocasião, foi entregue um certificado em homenagem aos voluntários que trabalham pela conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Houve ainda uma apresentação do músico Guego Favetti e de dançarinas, que apresentaram a Dança dos Leques.

    De acordo com Noemia Rocha, durante todo mês de outubro uma série de atividades serão realizadas em alusão à campanha, alertando a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, através da mamografia. Também deve se repetir a ação empreendida pela Câmara de Curitiba, em parceria com o Sesi-PR, para a realização do mutirão de saúde, no hospital Erasto Gaertner (leia mais).

     O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), salientou que é necessário que as pessoas deixem de agir com base na “facilidade” e “assumam suas responsabilidades”. “Somos responsáveis pelas nossas vidas e saúde. Mas o poder público não pode ignorar o problema. A ciência e a tecnologia evoluíram e devem estar ao nosso alcance”, declarou Araújo.

    A presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tania Mari Gomez, explicou que a campanha do Outubro Rosa iniciou nos Estados Unidos, na década de 1990, quando começou a se conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. “Uma das nossas lutas é pela diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer. Mas não podemos esquecer que a lei que garante o direito à mamografia, para a mulher com mais de 40 anos, é um avanço”, comentou.

    Também acompanharam a solenidade o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), e a vereadora Julieta Reis (DEM); Mariah Rodak, artesã idealizadora dos “Anjos do Bem”, entregues às homenageadas; Michele Cristina Jamcoski; e Maria Cecília Gaertner, da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

     Foram homenageados pela Câmara Municipal: Ana Cristina Bruno de Sousa; Ana Paula Posseiros; Celma Aparecida Pino; Cristiane Mary Kolbe Pietruk; Edna de Souza Gimenez; Filomena Kohut Stadler; Hamilton Ianoski; Josy Sanceverino Pilati; Lucy Elaine Gerlinger; Maria Cecília Palma; Maria Célia de Oliveira Hauly; Marilze Rinaldi; Marion Dorrit Hildegard Matesich; Michele Cristina Jamcoski; Michelle Albiero Gomez; Michelle Lamour; Rachel Terezinha Tuski; Regina Kohut Sato; Rosangela Cristina Souza; Sirley Terezinha Santos; Tania Mary Gomez; Teresa Esteves Rodrigues; Terezinha Andrade Possebom e Vera Proença.

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s