Prefeitura promete ampliar ações de prevenção às drogas

2    Os resultados das políticas públicas promovidas pela Prefeitura de Curitiba na prevenção e tratamento de usuários de drogas foram debatidos no espaço da tribuna livre, nesta quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores. Para a discussão, proposta por Noemia Rocha (PMDB), foram convidados o diretor de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde, Marcelo Kimati, e a promotora de justiça Cristina Corso Ruaro. Além de avaliar os programas em andamento, os parlamentares debateram sobre novas ações de enfrentamento ao tráfico, tratamento para os dependentes e a possibilidade de descriminalização do porte de drogas.

     De acordo com Kimati, Curitiba enfrenta três grandes desafios ligados à drogadição: o alto número de pessoas que fazem uso “pesado” de álcool; o uso de entorpecentes pela população de rua; e o consumo de drogas, cada vez maior e mais cedo, entre os jovens. “São cerca de 150 mil usuários de álcool, uma droga cujo consumo não é visto como causador de dependência ou nociva à saúde. Estas pessoas até são atendidas, mas não são encaminhadas para tratamento específico, portanto temos que aproximá-los da rede de atendimento”, explicou.

     Na sequência, o diretor relatou ações desenvolvidas nos projetos TamoJunto (grupo de apoio a pais e familiares), Intervidas e Consultório de Rua (ambos voltados para pessoas em situação de rua). “Com a mudança da política sobre drogas, da área de segurança para a da saúde, fizemos um rearranjo geral e nosso foco agora é criar novos dispositivos de acesso para tratamento e ampliar a prevenção nas escolas e outros equipamentos, especialmente nos de atendimento à juventude, como nos Portais do Futuro.

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s