Multa ao desperdício de água pode ser votada em plenário

O parecer foi da vereadora Noemia Rocha. (Foto: Chico Camargo/CMC)

O parecer foi da vereadora Noemia Rocha. (Foto: Chico Camargo/CMC)

      Em reunião na manhã desta segunda-feira (24), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acatou o trâmite do projeto que pretende controlar o desperdício de água potável em Curitiba (005.00011.2015, com o substitutivo 031.00021.2015). De iniciativa do vereador Chicarelli (PSDC), a matéria recebeu parecer favorável da relatora, Noemia Rocha (PMDB), e está apta para seguir para o plenário da Câmara Municipal.

      O projeto determina multa ao cidadão que for flagrado desperdiçando água tratada, como na lavagem de calçadas e carros. Para Noemia, a proposta tem caráter meritório e de vanguarda, na medida em que busca criar uma “cultura do uso racional” da água, em conformidade com o artigo 225 da Constituição.

      O texto do substitutivo estabelece as condutas que configuram o desperdício de água potável, como utilizar “o esguicho da mangueira como vassoura”, lavar veículos automotores sem o auxílio de um recipiente e negligenciar vazamentos. A proposição de Chicarelli também prevê campanhas de orientação ao uso consciente da água potável.

     Noemia Rocha lembra, no parecer, que “a maior parte da água facilmente disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente no planeta Terra”. “Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica desnecessariamente em aumento considerável das necessidades diárias”, completa a relatora.

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s