Exames de prevenção ao câncer são ofertados em frente à Câmara

Presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha diz que serão ofertados exames na periferia, por meio da parceria entre o Sesi-PR, a Câmara e o Hospital Erasto Gartner. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha diz que serão ofertados exames na periferia, por meio da parceria entre o Sesi-PR, a Câmara e o Hospital Erasto Gartner. (Foto: Chico Camargo/CMC)

     Começaram nesta segunda-feira (27) os atendimentos da unidade do “Cuide-se +”, programa itinerante do Sesi-PR, em frente à praça Eufrásio Correia, na entrada do Anexo I da Câmara Municipal de Curitiba. A oferta de exames gratuitos de prevenção e detecção de câncer de pele, mama, próstata e colo do útero marca a expansão da iniciativa, antes ofertada apenas em empresas, e a parceria com o Hospital Erasto Gartner e a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte do Legislativo.

     O caminhão ficará estacionado em frente à Câmara até esta sexta (31), com atendimento das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O diagnóstico do câncer de próstata é ofertado a homens com no mínimo 40 anos, via coleta de sangue (para verificar a dosagem do PSA). A mamografia é realizada a partir dos 40 anos (ou dos 35, se há sintomas ou casos na família). O papanicolau (que detecta o câncer de colo do útero) e as avaliações de pele não têm restrições de idade.

    “Estou com meus exames em dia, senão faria os preventivos. A parceria do Sesi-PR, que tem a estrutura física itinerante, com o Erasto e a Câmara resultou neste projeto-piloto de aproximação da população”, afirmou a vereadora Noemia Rocha (PMDB), presidente da Comissão de Saúde. Segundo ela, a ideia é levar o “Cuide-se +” para os bairros da cidade: “Há uma demanda muito grande de exames na periferia”.

    “A partir da avaliação dos resultados do projeto-piloto, levaremos o serviço para os bairros, uma vez por mês. O caminhão poderá ficar em praças ou mesmo supermercados, por exemplo, durante uma semana. Também poderemos abrir o leque e firmar parcerias com outros hospitais, para a realização de outros exames”, planeja Noemia. “Essa espécie de mutirão desafogaria os hospitais e unidades de saúde de Curitiba, trabalhando atenção à saúde básica.”

    A funcionária terceirizada Maria Elias dos Santos, de 53 anos, trabalha na limpeza da Câmara. Ela aguardava a realização da mamografia, do papanicolau e da avaliação da pele. “Faço os preventivos todo ano, mas neste ainda não havia feito, por falta de tempo de ir até o posto. O de pele eu nunca fiz. Facilitou muito o acesso aos serviços”, declarou.

      Assessor do vereador Jorge Bernardi (PDT), o servidor Teodolino Souza Lima Neto, de 62 anos, realizou o exame de PSA. Ele destacou que o diagnóstico é gratuito. “O acesso à saúde é um direito do cidadão”, apontou. Coordenador técnico da Ouvidoria, o servidor Carlos Barbosa Junior, 50 anos, também fez a coleta de sangue para o preventivo do câncer de próstata. “Este tipo de atividade é importante principalmente entre os homens, que não são cuidadosos como as mulheres. A gente tem que apoiar e participar, não só pelo acesso aos exames, mas também à informação”, avaliou.

     Os resultados dos exames ficarão prontos no prazo de sete a dez dias, em média. Se houver qualquer alteração, o Hospital Erasto Gartner fará o encaminhamento a especialistas. O agendamento pode ser presencial ou pelos telefones 41 3350-4617 e 3350-4620, das 9h às 12h e entre 14h e 18h (gabinete da vereadora Noemia Rocha).

Prevenção

     Também está sendo realizada a distribuição de materiais voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce não só do câncer de pele, mama, próstata e colo do útero, mas também de outros tipos, como a leucemia infantil.

     Um das orientações é para o autoexame das mamas, cujo câncer é a principal causa de morte de mulheres nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, o tumor detectado no início significa cura definitiva em 90% dos casos.

     Voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Erasto Gaertner, Cristiane Gambetta completou que também podem ser solicitadas palestras preventivas. “Vamos às empresas, igrejas, escolas e aonde mais formos solicitados [pelo e-mail cristianearte@gmail.com ou pelo telefone 41 3266-9303]”, disse. Estão sendo divulgados, ainda, produtos médicos fabricados e comercializados pelo Erasto Gartner. Um deles é o imobeg, usado na imobilização de pacientes.

Fonte: Site da CMC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s