Depois da morte de paciente que esperou por 4h, funcionários de UPA são afastados

secretario_saude    O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, admitiu que há indícios de omissão socorro na ação dos funcionários que trabalhavam na UPA do Fazendinha na última terça-feira, dia em que uma paciente morreu em frente à unidade depois de esperar por atendimento por quatro horas.

     Quatro profissionais de enfermagem foram afastados e vão permanecer em funções administrativas, pelo menos até o fim das investigações.

      O secretário prestou esclarecimentos sobre a morte da paciente Maria da Luz das Chagas dos Santos na sessão desta manhã na Câmara Municipal.

     Adriano Massuda afirmou que os trabalhos já realizados na sindicância aberta um dia depois do caso apontam que pode, sim, ter ocorrido omissão de socorro. O pessoal de enfermagem foi afastado.

     A paciente Maria da Luz passou mal fora da unidade e, segundo relatos, funcionários afirmaram que não poderiam socorrê-la na rua, o que segundo Massuda vai contra as orientações de conduta profissional.

    No âmbito do município, se ficar comprovado que houve omissão, os profissionais podem responder a processos administrativos, com punições que vão desde uma advertência até a exoneração.

      O secretário afirmou que a avaliação de risco feita no acolhimento da paciente é outro dos pontos em investigação.

A sindicância tem prazo de 30 dias para ser concluída e será acompanhada por um dos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB).

Fonte: Rádio CBN

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s