Comissão de Saúde acompanhará sindicância sobre morte em frente à UPA

Noemia Rocha, presidente da Comissão. (Andressa Katriny/CMC)

Noemia Rocha, presidente da Comissão. (Andressa Katriny/CMC)

     “Não há justificativa para um profissional de saúde omitir socorro diante de uma emergência”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, no plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (29), ao referir-se à morte de Maria da Luz das Chagas dos Santos, aos 39 anos, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fazendinha. O caso ocorreu no dia 23 deste mês. No dia seguinte, a Prefeitura de Curitiba abriu uma sindicância para apurar se o óbito ocorreu por falta de atendimento médico, uma vez que a paciente procurou o local com dores no peito.

      “O ocorrido gerou indignação nacional. Em nome da prefeitura, quero manifestar solidariedade à família da Maria dos Santos”, disse Massuda, “e afirmar que tomamos as medidas para apurar os fatos ocorridos, identificar as responsabilidades e agir para que a situação não se repita”. “Quero solicitar que um membro indicado pela Comissão de Saúde, aqui da Câmara de Vereadores, possa acompanhar o trabalho de apuração dos fatos. Compusemos uma comissão formada por dois médicos e dois profissionais de enfermagem com esse objetivo e eles já concluíram a análise documental”, adiantou o secretário, que esteve na Câmara depois do convite do presidente do Legislativo, Ailton Araujo (PSC).

     Noemia Rocha (PMDB), presidente da Comissão de Saúde, confirmou reunião do colegiado amanhã, terça-feira (29), para continuar tratando do assunto com o secretário Adriano Massuda. “Ele participará desse encontro, às 14 horas, na sala de reuniões da presidência”, afirmou a vereadora. Ela revelou que a comissão já visitou a UPA Fazendinha e está se inteirando dos fatos para contribuir com a apuração das responsabilidades. A Comissão de Saúde também encaminhou perguntas sobre o ocorrido à Prefeitura de Curitiba (062.00265.2015), questionando em que fase está a apuração sobre a queixa de omissão de socorro.

Fonte: Site da CMC

(Leia Mais…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s