Projeto para cuidar de idosos em casa começa a ser testado em Curitiba em 2015

cuidador      A prefeitura de Curitiba começa a testar, a partir do ano que vem, um serviço alternativo para atender idosos na própria casa. Chamado de ‘Cuidadores em Domicílio’, a ideia do projeto-piloto é orientar as famílias para que elas amparem adequadamente esses idosos, evitando o isolamento deles em instituições públicas e privadas. A presidente da Fundação de Ação Social da capital, Márcia Fruet, explica que, além de respeitar a legislação, a iniciativa também é uma forma de adaptar a sociedade aos novos padrões de longevidade da população.

       O serviço experimental vai ser implementado pela FAS em parceria com a Secretaria de Saúde na regional do Bairro Novo. O local foi escolhido por já ter núcleos de orientação às famílias em todas as unidades de saúde. Pelo menos 25 casos em potencial já foram identificados, mas o trabalho deve começar com 15 cuidadores atendendo individualmente cada idoso.

       Segundo a proposta, o plano de ação vai ser adaptado às necessidades de cada idoso. Se der certo, o projeto deve ser levado para todas as oito regionais da cidade.

       A prefeitura também vai inaugurar uma unidade de acolhimento para idosos em situação de rua e um Centro Dia no bairro, chamado de ‘Creche do Vovô’. Os 30 idosos que moram na rede de acolhimento junto com os demais vulneráveis devem ser transferidos para receberem atendimento especializado. Atualmente, dois espaços como esse funcionam na capital via convênio com o Asilo São Vicente de Paulo e o Recanto Tarumã.

Fonte: Band News

(Escute a matéria…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s