Francisco Chromiec pode nominar logradouro

plenario5      Foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira (10), projeto de lei de autoria da vereadora Noemia Rocha (PMDB), para denominar um logradouro público da cidade em homenagem póstuma ao obreiro Francisco Chromiec. “Ele deixou um exemplo de fidelidade e honestidade, valores aprendidos com seus pais André e Eva, poloneses que imigraram para o Brasil na década de 1920”, destaca a justificativa da proposição.

      De acordo com a matéria, Chromiec nasceu na Polônia em 1909, mas foi em Curitiba que construiu sua história. Durante a vida exerceu diversos ofícios, como, por exemplo, barbeiro e garçom. Atuou também com secretariado e organização de arquivos. Por mais de trinta anos trabalhou como carpinteiro e marceneiro na maior fábrica de móveis da América do Sul, a Fábrica Móveis Cimo.

     Ainda segundo a iniciativa, na vida religiosa, ele converteu-se ao evangelho na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba, em 1930. Foi aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical e obreiro auxiliar até o final de sua existência na Congregação do Cajuru, onde sempre serviu como secretário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s